Blog em construção...Blog em construção...Blog em construção...

........................................................................................................

Caros Estudantes


Este blog foi criado pensando em todos vocês. A UNDE, hoje, conta com mais de mil membros espalhados por todo o país. Temos representantes em Niassa-Cuamba, Cabo Delgado-Pemba, Nampula-Cidade de Nampula, Sofala- Beira e agora com um grupo focal na Zambézia-Quelimane estando a nossa Sede Nacional em Maputo.
As nossas actividades, de hora em diante, serão divulgadas igualmente neste espaço. Queremos convidá-los a enviarem-nos mensagens contando o vosso dia-a-dia nas instituições de ensino.

Desde 1996 trabalhando por uma educação sã!

Av. Paulo Samuel Khankomba
Nº 1912 Fax: +258 21327126
Email: unde_unde@yahoo.com.br
Maputo/ Moçambique


A Direcção



quinta-feira

Meninas forçadas a casar com idosos

Em Cabo Delgado, Niassa e Nampula as raparigas menores de 16 anos são forçadas a casar com pessoas mais velhas alegadamente por obediência à práticas tradicionais.
O envolvimento de raparigas com pessoas mais velhas esta cada vez mais a gan¬har vida na região nortenha do país. Muitas vezes esse acto é de caracter forçado, pois a rapariga é forçada pelos seus próprios pais a casar e na maioria com pessoas mais velhas em troca de condições para o sus¬tento familiar. E depois de contrair o matrimónio a rapariga é deixada à sua sorte e como consequência dis¬so fica propensa a varias situações como submissão, gestações não planificadas, infecções de ITS in¬cluindo o HIV, e o abandono escolar.
Para aquelas zonas do norte do país sobretudo nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula, esses casos são acautelados como práticas tradicionais e consideradas normais.
Mas as vezes são situações propositadas pelos pais ,por causa de factores financeiros ou memso condições de vida.
Os pais decidem o que querem fazer com as filhas sem o consentimento delas, e elas sem o poder de decisão não tem outra hipótese se não aceitar respeitando o desejo dos pais.
São raparigas menores de idade que passam por isso, casando com pessoas mais velhas do que elas.
 
Em Cuamba
Amina Joaquim, 16 anos de idade é torturada pelos pais por ter recusado casar com um professor
O caso começou no mês de Janeiro quando os seus tios procuraram um homem por ser professor para se casar com sua sobrinha. Nina quando foi colocada a proposta que não chegou a ser proposta, mas sim uma ordem, ela recusou-se na hora sem contar com o que viria a acontecer. A situação veio a agravar nos finais do 1˚ trimestre quando viu a sua roupa a ser queimada passando assim nas noites a dormir ao relento e sem pelo menos uma capulana para se cobrir.
O pai irritado com a atitude da filha, pois ela teimava com a ideia do casamento, amarrou-a com borracha e começou a espancar. Depois de tanta violência os vizinhos foram socorrer a rapariga que chegou a ficar com os membros superiores e inferiores inchados, actos que os vizinhos condenaram veementemente.
Graças a denuncia dos populares junto a UNDE e por sua vez a outras instâncias que a menina se escapou desse episódio. O pai dela envergonhado foi se esconder na casa da machamba e o professor prometido, apavorado com as possíveis consequências dos seus actos, desistiu do casamento e a vítima continuou com a sua vida estudantil normal.(Relatorio da UNDE, 2012)
 
Em Malema
Aluna de 15 anos forçada a casar com um homem de 33 anos.
Os progenitores da menina decidem casa-la com um comerciante duas vezes mais velho que ela, com o proposito de obter vantagens financeiras para pagar caução e conseguir a liberdade condicional da mae.

Sem comentários:

Queremos passar sabendo...

«Falar da corrupção é falar de uma peste que enferma ou afecta todas as partes dos extractos sociais. Constitui um mal sem fronteiras.
De acordo com pessoas amigas da paz, o conflito pode ocorrer quando um indivíduo, comunidade, ou grupo de pessoas sente que uma outra comunidade ou grupo interfere nas suas aspirações.»