Blog em construção...Blog em construção...Blog em construção...

........................................................................................................

Caros Estudantes


Este blog foi criado pensando em todos vocês. A UNDE, hoje, conta com mais de mil membros espalhados por todo o país. Temos representantes em Niassa-Cuamba, Cabo Delgado-Pemba, Nampula-Cidade de Nampula, Sofala- Beira e agora com um grupo focal na Zambézia-Quelimane estando a nossa Sede Nacional em Maputo.
As nossas actividades, de hora em diante, serão divulgadas igualmente neste espaço. Queremos convidá-los a enviarem-nos mensagens contando o vosso dia-a-dia nas instituições de ensino.

Desde 1996 trabalhando por uma educação sã!

Av. Paulo Samuel Khankomba
Nº 1912 Fax: +258 21327126
Email: unde_unde@yahoo.com.br
Maputo/ Moçambique


A Direcção



quarta-feira

Enquadramento da UNDE


Numa palestra  na Escola C. Armando E.Guebuza
Esquerda a direita, Delfina(membro) Madalena Sidumo(gestora
do GAE),Numa palestra  na Escola C. Armando E.Guebuza
 

Enquadamento da UNDE

A UNDE, União para o Desenvolvimento Estudantil é uma organização autónoma sem fins lucrativos criada em 1996 com o objectivo de contribuir para o melhoramento da qualidade do ensino, encorajando a educação em todos os níveis em particular a da rapariga, tendo em conta factores de ordem curriculares e extracurriculares que directa ou indirectamente estão ligadas ao processo ...de ensino e aprendizagem e a juventude no geral.
Para o efeito ela conta com a participação de muitos jovens espalhados por todo o país que diariamente, como activistas voluntários tem dado o seu contributo para o alcance dos seus objectivos, quiça, as deficuldades inerentes ao seu exercício.
Quando falamos de factores de ordem curriculares, preocupamo-nos com a qualidade de ensino, pois, endendemos que os curriculas devem associar a construção de mulheres e homens novos aos desafios inerentes as realidades sociais, culturais e económicas da sociedade moçambicana e global.
E, quando falamos de factores de ordem extracurriculares, que podem contribuir positivamente ou negativamente na qualidade de ensino, nos preocupa os problemas do acesso e manutenção dos adolescentes e jovens na escola, devido ao casamento prematuro, alguns usos e costumes tradicionais, as doenças, tais como o HIV/SIDA, a droga, o álcool e outros males que enfermam os estudantes e os jovens no geral.
Outros problemas importantes que tem dificultado a vida estudantil da juventude são a corrupção e o abuso sexual dos professores para com as alunas e alunos. Estes, tem vindo a ser alvo de professores corruptos, que na “chantagem” de que se não pagam chumbam de classe e se não se deitam na cama com eles também chumbam, tem, para além de baixar ainda mais a qualidade de ensino, traumatizado estas alunas e alunos pelo nível de imoralidade em se confrotam e se submetem, e com riscos sérios de contrairem infecções de transmissão sexual, HIV/SIDA, gravidez indejada num lugar onde seria, no nosso entender, o ideial para a sua educação, moralização e civilização em todos os contextos.
É por isso que nas nossas acções, damos a conhecer os direitos dos jovens e estudantes, porque acreditamos que com o conhecimento poderão saber se defender de todos estes males, dos professores que abusam das alunas e dos alunos e dos corruptos, pois estas práticas constituem crimes, cujo o valor a proteger interessa a toda a sociedade.
É por isso também que dissemos sempre “unidos por uma educação sã”, na medida em que no nosso entender, para que a educação seja realmente “saudável” é necessário que todos deem o seu contributo, desde na família, no bairro, na comunidade até a sociedade no geral de forma organizada para que os nossas filhas e filhos, os nossas irmãs e irmãos, nossas primas e primos, nossas sobrinhas sobrimos, nossas netas e netos, etc. tenham acesso a escola e de lá saiam formados com uma educação saudável e de qualidade, prontos para darem o seu contributo nos desafios inerentes ao desenvolvimento sócio-económico das suas vidas e do país no geral.

Sem comentários:

Queremos passar sabendo...

«Falar da corrupção é falar de uma peste que enferma ou afecta todas as partes dos extractos sociais. Constitui um mal sem fronteiras.
De acordo com pessoas amigas da paz, o conflito pode ocorrer quando um indivíduo, comunidade, ou grupo de pessoas sente que uma outra comunidade ou grupo interfere nas suas aspirações.»